Início > Línguas > Vídeo aulas de inglês

Vídeo aulas de inglês

Acredito que uma das melhores formas de aprender a falar e a ouvir corretamente em inglês (e em qualquer outra língua) seja por meio de vídeos. Porém, numa busca pela Internet, você acaba perdendo muita coisa interessante.

Pensando nisso, resolvi postar aqui os melhores vídeos ESL que já encontrei pela Internet. Todos eles são gratuitos!

1) Real English (www.real-english.com)

2) English 180 (http://www.youtube.com/user/english180)

3) EF Pod English (http://www.youtube.com/user/podEnglish)

4) Private English Portal (http://www.youtube.com/user/PrivateEnglishPortal)

5) The Teacher (http://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/language/theteacher/)

6) English Baby (www.englishbaby.com)

7) English with Jennifer (http://www.youtube.com/user/JenniferESL)

8 ) Australia Network (http://australianetwork.com/learningenglish/)

9) ProJovem English (http://www.projovemurbano.gov.br/site/imprimir.php?tipo=Conteudos&codigo=54)

10) EngVid (http://www.engvid.com/)

Abaixo, uma breve descrição de cada um:

Real EnglishEste site fornece um acervo de mais de 80 vídeos para estudantes ESL (English as a Second Language). A maioria deles é ambientado nos EUA, mas existem alguns que foram feitos na Inglaterra e no Canadá também. O ponto forte desses vídeos é que eles cobrem exatamente como o inglês é falado por um nativo, ou seja, rápido e muitas vezes “comendo” palavras. Pode paracer difícil no início, mas depois que você pega o jeito, você verá que seu inglês melhorará 1000%. Outra característica interessante, geralmente ausente na maioria dos vídeos ESL, é o humor. Praticamente todos os vídeos tem algum momento realmente engraçado. Assista esse vídeo e você entenderá do que estou falando. Outro ponto positivo é que, até hoje, os vídeos recebem atualizações, como alguns segundos acrescentados (quem é fã desses vídeos, como eu, perceberá isso), novas legendas e figuras para auxiliar no aprendizado. Isso sem falar nos exercícios presentes em cada vídeo… Só assistindo mesmo para ver o quão bem feitos esses vídeos são. Obrigatório para todos que estejam aprendendo ou aperfeiçoando o inglês.

english180English 180: Uma séria de vídeos ambientados nos EUA. Todos os vídeos são apresentados por Andrés Moreno. A performance dele é excelente, em todos os vídeos. Um ponto positivo é que ele fala rápido e, ao mesmo tempo, corretamente, tornando o uso desses vídeos ideal para quem está no nível intermediário. O único ponto fraco é que existem apenas 6 vídeos… Porém, a quantidade de coisas que você aprende em cada um deles é enorme. Ótima edição e qualidade de imagem, fazem desses vídeos uma parada obrigatória também.

podenglishEF Pod English: Essa série tem como ponto alto a quantidade de vídeos (80, quase a mesma quantidade do Real English). No início, a impressão que temos é que somente o sotaque britânico será coberto. Mas, conforme você assiste aos vídeos, verá que isso não é verdade. Ainda sim, o inglês britânico predomina. Pode parecer frustrante mas não é, pois eles falam bem corretamente. O ponto fraco é a ausência de legendas, fazendo com que muitas vezes, a única forma de descobrir o que um determinado personagem falou é perguntando para algum amigo nativo na língua inglêsa. Como ponto forte temos o humor e a boa edição. Obrigatório também :)

stevepepNesse portal, o canadense Steve responde à uma série de perguntas feitas por estudantes de todo o mundo. O problema desses vídeos é que Steve fala MUITO devagar. Isso pode parecer bom à primeira vista, mas com o tempo você perceberá que isso não funciona. É preciso se acostumar com a velocidade normal que um nativo fala desde o começo. Contudo, vale a pena pois ele esclarece excelentes dúvidas. Outro ponto positivo é a adição contínua de vídeos, ou seja, regularmente novos vídeos são feitos, o que torna este um portal obrigatório para se ter nos favoritos.

theteacherThe Teacher: Esse “professor” britânico se propõe à ensinar expressões idiomáticas comuns do inglês. Nesse sentido, os vídeos cumprem o que prometem. Porém, o excesso de  “humor britânico” acaba estragando alguns vídeos. Assim como o Private English Portal, de tempos em tempos, novos vídeos são adicionados. Ah, acho que nem preciso dizer, mas é o inglês britânico (BBC), claro.

Para se ter acesso aos vídeos deste site, é necessário fazer um cadastro. Gratuito, claro . O seu acervo conta com vários tipos de vídeos: soap operas, entrevistas, viagens, gincanas… Porém, a maioria dos vídeos são soap operas. O que é muito ruim, pois a maioria é sem graça, tem um som mal editado… Talvez tenha me acostumado mal com os vídeos do Real English :P. Em todo caso, vale a pena pelos outros tipos de vídeos, especialmente as gincanas e as viagens. Outro ponto positivo é que eles falam bem rápido e totalmente errado (leia-se “comendo palavras”), o que ajuda a realmente treinar o ouvido.

Espero que tenham gostado. Caso alguém conheça algum outro, por favor, envie para mim para que eu possa atualizar esta página. Darei os devidos créditos, claro. 😀

Updates:

JenniferProcurando algum vídeo que pudesse sanar de vez a minha dúvida entre as pronúncias de “can” e “can’t”, acabei encontrando outra excelente série de vídeos: English with Jennifer, feitos pela americana Jennifer Recio Lebedev. Neles, você encontra de tudo: erros mais comuns ao escrever um texto, como pronunciar corretamente uma palavra/frase (não deixe de ver o vídeo sobre “can” e “can’t”, é excelente!), dicas gerais, vocabulário…. Tem realmente muita coisa. Uma pena que só encontrei esta série agora. Eu teria poupado muito tempo de estudo da língua inglesa se tivesse descoberto estes vídeos antes. Belo trabalho Jennifer!

O portal dessa rede de TV australiana conta com uma seção dedicada exclusivamente para estudantes da língua inglesa (bem parecido com o portal da BBC). O acervo de vídeos é enorme, o maior dentre todos os outros aqui presentes. Há vídeos para os mais variados níveis, desde alguns bem básicos ensinado cores, cumprimentos… até alguns muitos interessantes de cultura geral (veja esse vídeo sobre o jogo Banco Imobiliário (“Monopoly” em inglês):  http://australianetwork.com/englishbites/ep015.htm). Todos os vídeos são muito bem editados. Percebe-se claramente uma preocupação em manter o som o mais claro possível (sem ruídos) em todos os vídeos. Organização impecável, excelente edição e uma bela coletânea de vídeos, fazem esse um portal tão obrigatório quanto o Real English! Ah, como você provavelmente já deve ter desconfiado, é tudo em inglês Australiano/Neo Zelandês. Com certeza, um dos meus melhores achados!

Essa série de vídeos, feita pelo governo federal, tem como público alvo alunos que estão começando o estudo da língua inglesa. Apesar disso, aqueles que estiverem em níveis mais avançados também aprenderão algo novo. O esquema é basicamente como no podEnglish: um vídeo de cerca de 5 minutos é exibido e, no restante do programa, esse vídeo é destrinchado. A diferença é que, aqui, todos os personagens que falam inglês são brasileiros. Eu assisti toda a séria há cerca de 2 anos atrás. Lembro que havia detectado muitos erros de pronúncia, mas apenas alguns poucos grotescos. Lembro que disseram que “by foot” era correto (e não “on foot”). Lembro também que disseram que deve-se usar o artigo “a” com ‘n’ (an) quando a próxima palavra começar com uma vogal. A regra correta não é essa. Deve-se usar “an” quando a próxima palavra iniciar com som de vogal. Na minha opinião, deveriam ter tido mais cuidado com relação à esses erros…

Apesar de tudo, os erros presentes não chegam a atrapalhar a qualidade do restante do material. É com iniciativas dessas que descobrimos que ainda existem pessoas preocupadas com a educação no país. Acho que toda escola de ensino fundamental e médio deveria passar esses vídeos. Acredito que os alunos ficariam muito mais incentivados com as aulas de inglês dessa forma.

PS: Não deixe de ver o “pagode do alfabeto inglês” em um dos vídeos! Nunca mais esqueci a pronúncia correta das letras do alfabeto após ouvir essa música! =)

Esse portal oferece vídeo-aulas sobre os mais diversos assuntos: gramática, expressões idiomáticas, gírias… As aulas são ministradas por 5 professores, o que é excelente pois isso ajuda a acostumar o ouvido com as mais diversas entonações da língua. Os vídeos são muito parecidos com aulas ministradas em escolas particulares de inglês. Em todos eles os professores vão explicando o conteúdo e colocando os pontos mais importantes na lousa, exatamente como numa sala de aula. Com um acervo total de 140 vídeos (!) este é outro portal obrigatório para qualquer aprendiz da língua inglesa.

Anúncios
Categorias:Línguas
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: