Inicial > Programação, Tecnologia > Análise: Redes de Computadores e a Internet: Uma abordagem top-down

Análise: Redes de Computadores e a Internet: Uma abordagem top-down

Começo hoje minha análise de livros. Vou comentar apenas daqueles que li boa parte do mesmo (entenda-se, mais da metade). Começando pelo magnífico “Redes de Computadores e a Internet. Uma abordagem top-down” dos autores James F. Kurose e Keith W. Ross. Este é, sem sombra de dúvidas, o melhor livro que li em todo o meu curso de graduação. Antes de começar a análise, por favor, respeite Keith W. Ross e não chame o livro de “Kurose” =P Fica a impressão de que somente o James F. Kurose escreveu esse livro… Brincadeiras à parte, vamos ao que interessa.

Esse é um daqueles livros que o tira da ignorância  de um assunto e faz você se tornar um verdadeiro mestre no mesmo. Sem exagero. Tudo o que você precisa para entender perfeitamente como funcionam a Internet está aqui. Eu disse “a Internet” (entenda pilha de protocolos TCP/IP) pois o livro é claramente focado na mesma. É claro que cerca de 70% do conteúdo do livro, se aplica à outras redes também, pois os conceitos são os mesmos.

Nota: Em toda a análise, eu utilizo a palabra “entender” várias vezes. É importante notar o sentido literal da palavra. Neste livro você REALMENTE ENTENDE como as coisas funcionam. Você não é enganado, como em alguns livros existentes por aí…

No capítulo 1, o livro faz uma breve introdução sobre o que exatamente é a Internet (com ‘I’ maiúsculo) e quais são seus componentes básicos. Os autores também definem algumas terminologias usadas durante todo o restante do livro. Nada de mais neste capítulo.

É a partir do Capítulo 2 que o livro mostra a que veio. O livro, como o nome indica, começa da camada mais próxima do usuário, a camada de aplicação, e vai descendo, capítulo por capítulo, até as camadas inferiores (os autores optaram por usar o TCP/IP puro, e não o OSI, por aquele ser o mais usado). É aí que entra o que, para mim, é o maior diferencial do livro. Em cada camada, o livro mostra serviços REAIS providos pela mesma, explicando detalhadamente como eles funcionam. É claro que eles não explicam tão detalhadamente como um RFC ou coisa parecida, mas para quem não sabe nada sobre como aquele serviço realmente funciona por trás dos panos (o que provavelmente é o caso na primeira vez que você vai ler o livro) é realmente uma alegria entender tão bem o que eles fazem e como eles interagem entre si já na primeira leitura.

Um ponto alto do livro é a explicação de cada campo dos principais cabeçalhos. Praticamente todo livro de redes possui isso, mas aqui é diferente. Sabe quando você está lendo, vai surgindo uma dúvida e, para esclarecê-la, é necessário revirar outro capítulo? Isso não se aplica aqui. Acredite, a maioria dessas dúvidas são esclarecidas já no parágrafo posterior, dando a impressão que os autores estão lendo a sua mente e escrevendo o resto do livro na hora, só pra você. É realmente incrível. Só lendo mesmo para acreditar.

Após terminar a camada física, o livro faz uma introdução às “Redes Móveis”, mostrando alguns detalhes de como alguns famosos protocolos desta categoria funcionam. Este pra mim é o capítulo mais fraco do livro, pois os autores resolveram não aprofundar muito nesse assunto. Ainda sim, tem mais conteúdo do que a maioria dos outros livros de redes.

O próxímo capítulo é sobre redes multimídias. Nele, se encontra um dos projetos de programação mais interessantes do livro. Um cliente e servidor RTSP (Real Time Streaming Protocol). Você verá que um assunto aparentemente complicado (transporte de vídeo streaming) é muito mais fácil do que parece. Essa é outra característica do livro. Os autores mostram que assuntos aparentemente cabeludos, são realmente muito mais simples do que parecem, dando confiança ao leitor e mostrando que ele realmente é capaz de fazer aquilo funcionar.

O próximo capítulo aborda a segurança das redes, mostrando os principais ataques e como se prevenir deles. O interessante é que toda a explicação é feita à nível dos protocolos vistos durante todo o livro, fazendo que você realmente entenda o problema em baixo nível. Nesta capítulo também há uma excelente introdução sobre sistemas criptográficos (chave simétrica, chave pública e privada…). Nesta parte, talvez um pouco mais de matemática ajudasse, mas ainda sim você consegue entender mais de 90% da coisa só com o que eles fornecem.

Geralmente, as traduções de livros do inglês (especialmente livros de informática e computação) ficam realmente horríveis, como “Computer Networks” (de Tanenbaum), “Introduction to Algorithms” (do Cormen), os livros da série Head First… só para citar alguns. Mas este é uma exceção à regra. E que exceção! Não sei quem foram os responsáveis pela tradução (não encontrei essa informação) mas meus mais sinceros PARABÉNS. Fizeram um trabalho impecável, por falta de uma palavra melhor. Claramente, os responsáveis pela tradução entendiam profundamente do assunto.

Com uma didática fabulosa, um aprofundamento absurdo (para um livro de introdução), Redes de Computadores e a Internet é obrigatório. Seja qual for o seu curso, (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia X, Análise de Sistemas, Biologia, Letras…) se você não tiver esse livro, não tem a mínima idéia do quanto está perdendo.

PS: Acredite, não recebi um único centavo para fazer propaganda desse livro. É que ele é tão bom, que me sinto na obrigação de divulgá-lo. Se você ainda está em dúvida em adquirí-lo após ler este post, vá até uma livraria e leia-o por 20 minutos. Garanto que, seja qual for a página que você pegue, você vai entender o porquê dos meus elogios.

Anúncios
  1. deblugando
    maio 11, 2009 às 2:17 am

    Parabéns, Tiago!
    Excelente iniciativa. Estarei procurando esse livro para averiguar tal qualidade e saber exatamente o que estava perdendo.

    • tiagotc
      maio 11, 2009 às 8:41 am

      Obrigado pelo comentário.

      Garanto que você não vai ser arrepender ao adquirir esse livro.

      Abraços.

  1. setembro 5, 2009 às 3:56 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: