Inicial > Línguas > FrancoClic – Curso online gratuito de francês

FrancoClic – Curso online gratuito de francês

francoClicEm homenagem ao ano da França no Brasil, o governo federal acabou criando inúmeros sites sobre os mais diversos assuntos relacionados à França e à cultura francesa. Dentre essa avalanche de material, um deles me chamou a atenção, o curso de francês online (e gratuito) FrancoClic.


O curso possui uma proposta moderna: ensinar as bases da língua francesa através não só de material escrito, como também de vídeos! (Sim, vídeos a lá realenglish). Contudo, basta começar a assistir aos vídeos para ficar decepcionado. Eu não consigo entender. O governo federal gasta tempo e dinheiro fazendo um curso online de qualidade para depois disponibilizá-los na Internet em uma qualidade de som e imagem precária?


Os vídeos se encontram numa qualidade tão baixa que até conexões discadas conseguem exibí-los em streaming (ok, também não é para tanto, mas chega bem perto disso), sem interrupção. O som então… Eu tenho uma dificuldade tremenda em ouvir até mesmo o que os personagens estão falando em português… É realmente lamentável. Tenho certeza absoluta de que os vídeos foram gravados numa qualidade MUITO melhor do que a disponibilizada.


Eu não estou pedindo nada em HD, mas sim, numa qualidade minimamente decente para que as pessoas possam realmente usufruir dos vídeos para o aprendizado da língua francesa. Do jeito que está, os vídeos mais atrapalham do que ajudam. Como eu disse anteriormente, é difícil até mesmo entender o que os personagens falam em português (minha língua nativa), quem le dera o francês (a língua que os vídeos propôem a ensinar).


A mesma história ocorre com o curso de inglês “Projovem English“, o qual tive o prazer de assistir todos os vídeos. O curso tinha algumas falhas (como alguns erros de pronúncia grotescos) mas, ainda sim, achei um excelente curso. Aprendi várias expressões que não conhecia além de outras dicas aqui e ali. Porém, o principal defeito do curso acaba sendo, novamente, a qualidade dos vídeos. Muito embora os vídeos do Projovem English estejam numa melhor qualidade (quando comparados aos do FrancoClic), eles não ficam muito longe dos vídeos do FrancoClic.


Venho há várias semanas (sem sucesso) tentando entrar em contato com alguém responsável pelo FrancoClic, para sugerir o upload dos arquivos em melhor qualidade. No site oficial, a única forma de contato disponibilizada é através do preenchimento de um formulário. Isso seria mais que suficiente para mim… se o formulário funcionasse! Já testei em vários computadores, em três navegadores diferentes (IE, Firefox e Opera) e 3 sistemas operacionais diferentes (Linux-Ubuntu, Windows XP e Windows Vista) e nada. O formulário simplesmente não funciona. No site também não há qualquer endereço de email ou telefone para contato. Tentei até checar o código fonte da página, para ver se eu encontrava alguma forma de fazer o formulário funcionar. Outra tentativa frustrada.


Cursos online de idiomas são excelentes alternativas que a Internet proporciona àqueles que não tem condições de pagar uma escola particular. A iniciativa do governo federal em fornecer esse curso de francês é realmente louvável. Porém, um descuido tão elementar como o cuidado com a qualidade dos vídeos é realmente frustrante.


Vou continuar tentando contactar alguém responsável pelo FrancoClic para informá-lo sobre a questão da qualidade do som e imagem dos vídeos. Caso você consiga ou saiba de algum contato, por favor, informe nos comentários. Não acho que seja impossível eles colocarem os vídeos em melhor qualidade. Mas, para isso, é necessário que alguém os avise. Conto com a ajuda de vocês.

Anúncios
Categorias:Línguas
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: